Como lidar com a semana de provas?

15:17

Estresse, ansiedade, noites em claro tentando revisar toda a matéria que acumulou durante o semestre... A semana de provas pode se tornar um verdadeiro pesadelo quando não nos organizamos de forma adequada para estudar. 

Pensando nisso, reuni alguns hábitos que costumam atrapalhar esse momento tão difícil e cansativo, porém necessário se queremos tirar uma boa nota no semestre e sair logo de férias, então se liga só:

DORMIR TARDE

Pesquisas já comprovaram que é durante o sono que nosso cérebro organiza as informações, inclusive todo o conteúdo que aprendemos durante o dia. Por isso é necessário descansar e não dormir tão tarde, pois além de atrapalhar nesse processo, uma péssima noite de sono irá interferir em seu desempenho durante os estudos e também durante a prova.

FICAR NAS REDES SOCIAIS

Sabe aquele momento de pausa que a gente resolve abrir o Facebook para ver o que tá acontecendo e quando olhamos no relógio já se passou três horas? Então, redes sociais é a maior distração, por isso desligue o celular quando estiver estudando. Deixe para conversar com a amiga ou o Crush depois do estudo, é bem melhor.

NÃO TER UM PLANO DE ESTUDO 

É preciso saber por onde começar. Não adianta revisar só a matéria que você tem facilidade e não se dedicar as demais. Por isso, comece por aquelas mais difíceis de absorver o conteúdo. Faça uma lista das matérias que você tem mais dificuldade e comece do mais difícil ao menos complicado. 

NÃO CONTROLAR O TEMPO DE ESTUDO
Resultado de imagem para gifs de escola engraçados
Não precisa passar o dia inteiro com a cara nos livros, por isso é importante definir o tempo de estudo. Por exemplo, estudar 40 minutos de matemática e depois 40 minutos de português, fazer uma pausa e depois tirar uns 40 minutos para resolver exercícios. Controlar o tempo de estudo é uma excelente forma de não se estressar, conseguir dar conta de tudo e ainda tirar um tempinho para fazer o que gosta.

NÃO FAZER ANOTAÇÕES
Resultado de imagem para gifs de anotaçõesAnotações sempre funcionam comigo quando tenho dificuldade em decorar alguma coisa importante. Basta você separar umas folhinhas e escrever os pontos principais de determinado assunto (palavras chaves, termos específicos, definições) você gruda essas folhinhas em um lugar que você possa ler todos os dias. É uma ótima forma de fixar o conteúdo e lembrar de pontos importantes.

ESTUDAR TUDO DE ÚLTIMA HORA
Resultado de imagem para gifs de escola engraçados
Resultado de imagem para gifs de escola engraçados
Você sabe que a prova está marcada para o dia 20 de março, mesmo assim enrola, enrola, enrola e só pensa em começar a estudar no dia 19 a noite. Se você costuma fazer isso, PARE AGORA MESMO. Além de te deixar estressado, sobrecarregado, ansioso, você não consegue absorver as informações e aprender de verdade. Consequentemente seu desempenho na prova será péssimo. Então não deixe para estudar de última hora viu! Organize-se.

Espero que as dicas tenham ajudado ^^

Leia também:

1 comentários

  1. Amei o post haha, muito divertido, principalmente com os gifs kkkk morri de rir aqui!
    Eu estudo como uma maluca, faço resumo e fico rescrevendo ele ate saber decorado cada palavra kkkk tenho facilidade em decorar.

    Beijos <3
    Jardim de Palavras
    Vintage Feelings
    Grande Vaidosa

    ResponderExcluir