A crise dos 17 anos

14:50


Ter 17 anos é estar mergulhado em um mar de incertezas sobre a vida, sobre si mesmo e sobre os outros.

É querer parar de sair tanto com a galera, porque ficar em casa no sábado a noite vendo televisão parece mais legal, confortável e seguro.

É perceber que, diferente do que você pensava, ainda há muitas coisas sobre você que você mesmo não conhecia.

É se permitir mudar. Mudar as roupas, os hobbys, pensamentos e opiniões sem se sentir culpada por isso.

É querer redescobrir o mundo outra vez. Por outra perspectiva. Sem os julgamentos e preconceitos que te cegavam anos atrás.

É querer ser diferente.

Fazer a diferença!

É se questionar sobre o futuro todas as noites antes de fechar os olhos e pegar no sono. É querer saber onde você mesmo vai estar daqui cinco ou dez anos.

 É sentir medo por não saber onde você se encontra agora.  

É lamentar por não saber todas as respostas. É notar que a lista de dúvidas continua sendo maior do que a de respostas.

É reconhecer a própria ignorância.

É querer ter novas amizades, porque aqueles amigos que eram tão próximos não são exatamente as melhores companhias. É tentar compreender que amigos vêm e vão, que nada é pra sempre e você precisa se adaptar a isso.

É sentir orgulho por coisas que já fez, mas arrependimento por tudo que deixou de fazer.

É se sentir sozinho. Abandonado não só pelas pessoas, mas também por si mesmo.

É desejar preencher o vazio no peito e perceber que é quase impossível.

É clamar por mudança e resistir quando ela chega, porque a vida não é fácil e vai chegar uma hora que você terá que deixar algo importante para trás. É se agarrar ao passado, quando a vida era boa, leve e fácil. Mas o passado parece cada vez mais distante e você deve escolher entre ir e ficar. Mudar agora ou adiar.

É descobrir que ao seu redor nada permanece igual.

É partir em corpo e alma.

É ter o coração quebrado e não entender como alguém que você amava tanto pôde ser capaz de causar tanto estrago em você.

É querer encontrar alguém decente o suficiente. Alguém que mereça seu coração.

É achar que encontrou esse alguém e se decepcionar. É encontrar esse alguém e descobrir que ele ama outro alguém que não é você. É sofrer por amor correspondido, não correspondido e aquele amor platônico.

É desistir do amor e tentar agir como idiota. É repensar as atitudes e se arrepender por agir como idiota.

É questionar escolhas e pedir conselhos, porque a ideia de tomar uma decisão sozinha lhe parece assustadora.

É perceber que, apesar de tanta gente estar ao seu redor, você continua sozinho.

É sentir-se sozinho e descobrir que alguém torce por você.

É querer planejar as coisas por dias, semanas... só para quando chegar na hora perceber que nada, jamais, sai como o planejado. Por mais que você escreva um roteiro, acaba fazendo tudo ao contrário.

É pretender abraçar o mundo de uma vez só e descobrir que precisa ser cauteloso.

É constatar que apesar do anseio em querer desbravar o universo, tem muita coisa que não depende só de você. Afinal, além de enterrar a semente é preciso esperar que o tempo colabore com a chuva, o sol e um clima adequado para fazê-la brotar e se desenvolver.

É ficar angustiado e aprender que a paciência e resiliência é essencial em todo esse processo.

Leia também:

9 comentários

  1. Eu só queria dizer que isso era realmente o que eu precisava ler... ver que tem alguém na mesma situação que eu. Eu estou chorando, talvez muito, não importa, só que, sentir como se você fosse minha amiga a anos sabe? sentir como se você estivesse do meu lado me falando todas essas coisas e me abraçando..! Caraca!!! Muito bom o seu texto. E obrigada? rsrs
    eu amei <3

    ❤Blog Luanne Oliveira❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luanee eu fico muuuito grata por ler seu comentário, obrigada mesmo.
      Mas é assim com todos, não fique triste, tá todo mundo meio perdido mesmo sabe...
      Mil beijooos <3

      Excluir
  2. Não tenho 17, mas vou fazer, os desafios estão colocados, precisamos crescer com eles tudo vai dar certo no final! :)
    ismeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente assim que devemos pensar, que no final tudo vai dar certo, de alguma forma tudo se ajeita né?
      Mil beijoos <3

      Excluir
  3. Eu completo os meus 17 amanhã,tenho que reconhecer que estou com medo, medo de tudo que vem pela frente e muita incerteza doque ser doque seguir,tomar decisões sozinhas e ter que segurar as consequências.
    mais espero que tudo ocorra bem e eu consiga ^^ parabéns pelo texto fiquei horas procurando algo que me mostra-se que não era só eu que me sentia assim obrigada 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E hoje com 18 anos,com se sente? Mudou muitas coisas?

      Excluir
  4. Estou com 17 anos e to passando por muitas coisas,as vezes até acho que não têm saida para tanto problemas.
    Esse texto fez eu me sentir segura e saber que não sou e nao serei a única!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a única, é uma fase que estamos entrando na fase adulta se quiser conversar me chame (11)9-7352-3798

      Excluir
  5. Tenho um irmão nessa idade, já passei por ela, depois vemos que são fases depois vem os 18 os 19 e assim vai...

    ResponderExcluir