13 motivos que vão te convencer a assistir 13 Reasons Why

14:55

Olá de novo! Esse post está saindo atrasado, afinal eu maratonei 13RW no final de semana e devia ter postado aqui no blog no domingo, maaaas estava me preparando psicologicamente para escrever minha opinião a respeito. Enfim, vamos ao que interessa.

Provavelmente vocês estão cansados de ouvir falar sobre essa série, afinal a internet surtou legal após a Netflix liberar a primeira temporada, mas esse fuzuê todo ocorreu por 13 motivos que vou explicar para vocês. Prometo que sem spoiler. 

1-Não é só mais uma série adolescente
No primeiro episódio você já descobre que 13 Reasons Why não é só mais uma daquelas séries dramáticas que mostram o dia a dia de um adolescente excluído do High School americano. Confesso que fiquei impressionada por eles tratarem do suicídio-um assunto que ainda é considerado tabu- de uma maneira tão real e NADA romantizada. São poucas séries que falam do assunto de forma tão aberta e eu duvidava que a Netflix fosse capaz de explorar o tema de forma profunda, ainda mais com produção executiva da Selena Gomez (eu fiquei com o pé atrás). Mas todas as minhas dúvidas foram ficando de lado a cada episodio que eu assistia.

2-Tem profundidade
Tem algo mágico nessa série e na maneira que a história é contada. Tem verdade e honestidade ao tratar de assuntos tão obscuros e complicados como o bullying, a depressão, o assédio, a sexualidade, estupro, o consumo de álcool e tudo que envolve o universo de um adolescente de 17 anos. É quase impossível você não se identificar com algumas falas da personagem Hannah, eu mesma me vi em vários momentos.

3-A obra é baseada em livro
Confesso que ainda não li o livro Os 13 Porquês de Jay Asher, mas já tinha ouvido falar e ele até está na minha lista infinita de livros que preciso ler haha, mas meus amigos que já leram a obra de Asher disseram que a série segue fiel ao livro, com alguns elementos a mais, porém se manteve autêntica.

4-O desenvolvimento dos personagens
Hannah Baker e Clay Jensen são os protagonistas da série, gostei de ver a forma como esses personagens se desenvolveram ao longo da trama, especialmente o Clay que por muitas vezes me deixou furiosa haha mas depois foi amadurecendo. Outra coisa que eu gostei é a forma que a história vai intercalando entre o ponto de vista da Hannah e do Clay, é algo marcante na série. Eu também gostei do desenvolvimento do Justin Foley, um personagem que me deixou bem revoltada, mas se vocês assistirem ou se já assistiram puderam observar a bagagem que ele possui e como ele lida com as coisas que acontecem na vida dele.

5-Selena Gomez
Selena é fã da história de Jay Asher e comprou os direitos do livro há alguns anos e sempre twittava sobre o fato de não existir uma adaptação da obra. Apesar de não ter participado das gravações ativamente e nem ter atuado (o que foi um alivio porque ia tirar completamente o foco da trama) ela não desistiu de contar uma história tão interessante. Admito que fiquei com o pé atrás quando disseram que a série tinha sido “dirigida” pela Selena, achei que o sucesso só seria em prol de ter uma famosa por trás de tudo, mas fui surpreendida. 

6-Kate Walsh
Quem é fã de Grey’s Anatomy com certeza pirou com a volta da eterna dra. Addison Montgomery a TV. Kate Walsh deu um show como a mãe de Hannah Baker, o sofrimento dessa personagem era palpável. Ela conseguiu nos fazer compreender a dor, o impacto que o suicídio, uma morte muitas vezes sem explicação para os parentes e amigos, causa e as marcas que ele deixa nos que permanecem vivos.

7-Nada de romantizar o suicídio
Quando alguma série, filme ou livro aborda sobre o suicídio sempre há aquela romantizada, mas 13 reasons why mostrou a realidade, e ela é horrível. Eles não tiveram medo de pegar pesado em um assunto tão sério. Tudo é intenso e verdadeiro. Não há nenhum momento cômico para aliviar a pressão. Você sente o desconforto, se emociona e se identifica. Você compreende como é difícil para algumas pessoas suportar determinados acontecimentos.

8-Cenas pesadas
Resultado de imagem para imagens de 13 reasons why
Eu senti um tremendo desconforto em muitas cenas, e olha que eu não costumo desviar o olhar da televisão por qualquer coisa. Não houve cortes, a série optou por mostrar absolutamente tudo e se vocês já assistiram entendem do que estou falando. É extremamente difícil assistir sem ficar espantado, horrorizado, em choque ou qualquer outro sinônimo que defina o poder que a série teve de nos fazer sentir todo o sofrimento dos personagens, especialmente o de Hannah.

9-Protagonistas
Eu sou a única doida que estava shipando o Clay e a Hannah mesmo sabendo que a garota já estava morta (isso não é spoiler). Sério, a química entre os dois foi perfeita ao ponto de toda emoção que ambos sentiam me contagiar, me emocionei em diversas cenas (pra não dizer que chorei litros quase a série inteira).

10-Empatia

Filmes, livros e séries tem o poder de nos colocar no lugar do outro, nos fazer ver o mundo na perspectiva do personagem. 13 reasons Why nos coloca na pele de Hannah e a gente consegue ultrapassar a barreira do individualismo para entender o que se passa na cabeça dela. Nos conectamos aos personagens. Entendemos os motivos. Sentimos a dor que eles sentem e acabamos refletindo sobre nossos próprios atos. 

11-Trilha sonora
Assim que a série terminou eu corri para o Spotify para ouvir as músicas incríveis que ajudaram a dar aquele toque especial em cada episódio. E sim, minha gente, tem música da Selena Gomez também.

12-Modinha do bem
Resultado de imagem para imagens de 13 reasons why
Sim, 13 Reasons Why já virou modinha, mas que modinha maravilhosa hem. No Twitter, por exemplo, as tags #NãoSejaUmPorque e #AprendiCom13RW bombaram no trending topics e isso é incrível. As pessoas se uniram, formaram uma corrente do bem para debater um assunto importantíssimo que nossa sociedade muitas vezes insiste em ignorar, tratando como um assunto proibido, tabu. 

13-É da Netflix
Sim, sim, a temporada está disponível na nossa querida plataforma, então corre lá pra assistir. Além disso a Netflix liberou um especial de meia hora onde os atores, a equipe de produção e profissionais da saúde discutem a respeito dos assuntos abordados durante a trama. É interessante e informativo, não esquece de assistir e comentar aqui o que você achou ^^

Espero que tenham gostado do post. Assista a série, ela possui uma mensagem importante que todos deveriam levar para a vida. Beijos e abraços <3

Leia também:

8 comentários

  1. Vi dois capitulos dessa série a recém, mas como já li o livro mil vezes já sei mais ou menos como funciona, fiquei tão impressionada com o elenco e todo o enredo, to gostando demais.
    http://atdaytime-crazyatnight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série maravilhosa em todos os aspectos, ainda não li o livro mas pretendo fazer a leitura em breve ^^
      Obrigada por comentar <3 Volte sempre ^^

      Excluir
  2. Jessie, sua crítica está incrível! Parabéns por ela! Estou no episódio 4 e só não maratonei ainda porque estou assistindo em par. Haha Concordo quando você diz que "você sente o desconforto, se emociona e se identifica". Existe mesmo esse desconforto. O que é ótimo pra nos fazer refletir. Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, nem imagina minha felicidade em ler seu comentário <3
      Assistir em par é ótimo para debater os acontecimentos da série e discutir sobre os vários temas que são abordados. Essa série é maravilhosa para nos fazer refletir a respeito do nosso comportamento com as pessoas ao nosso redor. Espero que goste da série tanto quanto eu ^^

      Excluir
  3. Eu não vejo a hora de poder assistir essa série. Estou lendo o livro e estou gostando. Adorei o seu post :)

    Conceito Aberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você vai amar ainda mais a série haha, ver os atores dando vida aos personagens, que imaginamos durante a leitura, é uma sensação inexplicável, além de ver a trama acontecendo do jeitinho (ou até melhor) que imaginamos.
      Obrigada pelo comentário <3 volte sempre.

      Excluir
  4. 13 Reasons Why é muito intensa e maravilhosa, eu amei demais! Concordo contigo sobre o desenvolvimento do Justin, pensei que ele era só um babaca, mas ao mesmo tempo fiquei com pena da vida que ele tem, então é complicado julgar. E é bem isso que a série quer passar, né? A gente nunca sabe o que tá acontecendo na vida do outro.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou da série, o Justin é um personagem bem peculiar, por mais idiota e imbecil que ele tenha sido durante a série tem uma razão, ele não tem base familiar, sempre dependeu dos amigos...enfim dá para encontrar N motivos para ele se comportar daquela forma.
      Obrigada por comentar <3
      Beijos e volte sempre ^^

      Excluir