19 coisas que aprendi nos meus 19 anos

17:39


Completei 19 anos não faz muito tempo, nesse período de quase duas décadas percebi que a vida é um constante aprendizado, que as situações não podem ser controladas, mas apesar de tudo eu ainda posso fazer escolhas diante de tudo que se apresenta e que afeta o meu mundo. Pensando nisso, pontuei algumas coisas que fizeram muito sentido nessa minha jornada que segue:

1-MUITA coisa vai dar errado. Sabe todos aqueles planos que você traçou durante a sua adolescência, principalmente no ensino médio? Então, eles não vão se concretizar da forma que você pensou. Muita coisa vai dar errado e logo você vai descobrir que embora a vida seja sua, você não pode estar no controle o tempo todo. E tudo bem.

2-Seus melhores amigos vão se afastar. E tá tudo bem. Isso não significa que eles deixaram de ser seus amigos. Quando o ensino médio termina a vida se torna uma loucura e é complicado manter contato como antes, os horários não batem, a faculdade e o trabalho consomem tempo e disposição e a distância é um empecilho a mais. Porém, com esforço e compreensão os verdadeiros permanecem nem que seja apenas através das redes sociais.

3-Uniforme da escola era vida. Pelo menos você não gastava suas brusinhas indo para a faculdade, trabalho ou pra qualquer outra ocasião. Hoje em dia você trabalha para ter brusinhas e mesmo assim nunca é o suficiente.

4-Você não pode mudar ninguém. Sério, se você tem mania de querer exercer controle sobre as pessoas, apenas PARE. Ninguém é obrigado a te agradar, assim como você não é obrigada a agradar ninguém. As pessoas são do jeito que são, tentar mudar isso só fará você se sentir impotente ao assumir uma responsabilidade que não é sua. Aceite as diferenças, afinal cada indivíduo é um universo.

5-As crises existenciais ficam mais frequentes, mas não se deixe abalar por isso. É que quando se tem 19 anos, a gente entra em conflito com nós mesmos. É impossível passar por tudo sem se questionar quem você é e o que quer da vida, porque esses questionamentos tornam-se ainda mais presentes nas novas situações que somos colocados. Encare esses momentos como uma oportunidade de refletir sobre tudo que tem feito e de se reinventar. Se achar melhor, procure um psicólogo para auxiliar nessa jornada de autoconhecimento.

6-Fale mais sobre seus sentimentos. Seja para a família ou para os amigos mais próximos, o importante é compartilhar o que se está sentindo de forma clara e sincera. Isso não te tornará fraca, pelo contrário, fortalecerá seus laços familiares e seu circulo de amizade, além de fazer um bem danado para a sua saúde mental.

7-Seus amigos vão se casar e ter filhos enquanto você ainda decide o filme da Netflix que vai ver sozinha no sábado a noite. Prepare-se para ir nas festinhas das crianças e comer muuuuito hahaha. Já vai separando uma brusinha pra ocasião.

8-Dedique mais tempo ao seu bichinho de estimação, ele vai ficar muito feliz se você tirar ao menos 30 minutos do seu dia para leva-lo para passear e brincar. De quebra você ainda faz exercício físico na companhia do seu melhor amigo.

9-Pessoas tóxicas podem estar dentro da sua família mas você não precisa aceitar conviver com essas pessoas sem pontuar como o comportamento dela te afeta. O diálogo aberto e sincero é sempre a melhor opção. Expor como suas emoções são impactadas pelo modo como essa pessoa te trata pode ser um começo para faze-la refletir e, quem sabe, ser alguém diferente. Dizer para a pessoa mudar não vai fazer muita diferença, mas expor o sentimento que vem a tona e como ela te machuca pode ser uma forma de faze-la mudar. No entanto, caso o diálogo não funcione tudo bem, como disse anteriormente não é sua responsabilidade mudar o outro.

10-Mergulhe nos livros. Não apenas nos John Green da vida. Invista numa estante diversificada, isso vai agregar e muito na sua visão de mundo e também no seu vocabulário.

11-Não absorva problemas dos outros. Eu sei, soou estranho, mas o que eu quis dizer é que se os seus amigos tem problemas não cabe a você querer resolver, afinal você também tem os seus. Acolha, dê apoio, esteja lá para ouvir e faça o que estiver dentro das suas possibilidades, isso já será mais que o suficiente. 

12-Beba água. Não suco, não refrigerante, mas ÁGUA. Seus rins agradecem e sua pele também.

13-Use filtro solar diariamente.  Sua pele vai agradecer e sua saúde também!

14-Lave o rosto de duas a três vezes ao dia. Infelizmente as espinhas não param de te acompanhar depois dos 17 anos, o cuidado deve permanecer.

15-Você não precisa de um namorado. Sério! Dá pra sobreviver sozinha miga haha. Não torne a busca por um amor sua prioridade, quando você menos esperar acontece. Você só precisa estar disposta, porque o relacionamento a dois traz grandes responsabilidades.

16-Seja independente. As pessoas vão embora, os amigos se afastam, o namoro termina e só quem permanece é você. Então não deposite sua felicidade em ninguém. Essa responsabilidade é sua.

17-Acostume-se com as mudanças. Você terá que se adaptar a muitas situações novas e imprevistas durante a vida. Então respira fundo, mantenha a mente aberta e se permita.

18-Aceite o passado e não se preocupe tanto com o futuro. O que passou, passou, não há como mudar. Pare de se torturar com atitudes, decisões e escolhas de um eu que foi reformulado. Você fez o que podia fazer com o conhecimento, bagagem e maturidade que tinha na época. Mas você mudou. Sobre o futuro planeje, trace metas, mas não fique angustiada com o que pode vir ou não a acontecer. Foco no presente. AQUI E AGORA.

19-Seja você mesma. Eu sei, é clichê, mas é verdade. Se você gosta de heróis, vídeo game, Netflix, funk, rock, sertanejo, rosa, paçoca...em fim, não precisa sentir vergonha de nada disso. Não tente esconder quem você é na intenção de agradar as pessoas ao seu redor. O mundo é uma diversidade e é isso que o torna tão interessante. 

Leia também:

1 comentários