5 pensamentos que destroem a sua saúde mental

14:18

Resultado de imagem para leg
Você tem mania de conversar consigo mesma? De ficar dando ouvidos àquela vozinha chata que habita as profundezas da sua mente e insiste em opinar sobre tudo e todos a sua volta? Pois saiba que são esses diálogos, inclusive quando são negativos, os principais responsáveis por afetar sua saúde mental.

Isso porque eles acabam mexendo com sua autoestima através da distorção da sua percepção da realidade, te fazendo duvidar da sua capacidade. Já percebeu que raramente você pensa algo bom sobre si mesma?

Pensando nisso, resolvi separar alguns pensamentos frequentes para você ficar de olho e perceber o quanto ele pode te afetar negativamente:

1-Eu só serei feliz quando...
É um tremendo erro você achar que só será feliz quando entrar na faculdade, conquistar aquele estágio e/ou conseguir um namorado perfeito. Já percebeu que ao conquistar uma dessas coisas a lista só cresce? Então PARE de depositar sua felicidade no que está por vir. Você pode ser feliz AGORA, com tudo que você já tem, e você poderá ser ainda mais feliz quando alcançar seus objetivos.

2-Eu sou muito feia
Eu sei que é complicado aceitar o próprio corpo quando a televisão e todos os veículos de comunicação insistem em dizer que você se encontra fora dos padrões. Seja pela gordurinha localizada, por estar à cima do peso ou pelas estrias e celulite. Nos fizeram acreditar que tudo isso é sinal de imperfeição, mas a perfeição não existe! Por isso, comece um exercício de aceitação. Foque em coisas que você gosta em si mesma e cuide com carinho do seu corpo.

3-Nada da certo pra mim
Se você pensar dessa maneira, não importa o resultado, sempre irá parecer que o mundo está contra você. Não se coloque em posição de vítima. As coisas raramente vão acontecer da maneira que você idealizou, porque a vida envolve muitas variáveis que não estão apenas sob nosso controle, lembre-se disso.

4-Fulano tem uma vida melhor que a minha
Comparação é o principal vilão da sua autoestima. A partir do momento que você se compara a alguém, esquece dos seus esforços e do valor de suas conquistas. se colocando abaixo da pessoa. Cada indivíduo tem uma história de vida repleta de dificuldades, superações, altos e baixos. O que você vê é apenas a ponta do iceberg da vida de alguém. Portanto, invista em si mesmo e pare de comparar a sua vida com a do vizinho.

5-Eu devia estar melhor do que estou agora
A vida não tem um único roteiro. Não é porque sua prima se formou em medicina antes dos 30 e já tem casa e carro próprio que você precisa seguir pelo mesmo caminho. Não seja muito exigente consigo mesma. É totalmente normal você querer uma vida melhor, mas será que você PRECISA de tudo aquilo que a sociedade diz que você deve ter para ser feliz? A vida é sua e tudo é uma questão de escolha, mas escolha com carinho, sinceridade e de forma consciente o que você quer que faça parte da sua vida. Também é importante valorizar o caminho que você trilhou que te levou aonde você está agora e o que pode ser feito para te levar ao "lugar" onde você quer chegar.

Claro que pensar isso vez ou outra é completamente normal, mas se você perceber que esses pensamentos andam se tornando mais frequentes do que deveriam, não hesite em buscar apoio psicológico. Cuidar da sua saúde mental é essencial para manter clareza em seus pensamentos, sentimentos e emoções e, dessa forma, ajudar nas tomadas de decisões que deixem seu coração em paz.

Leia também:

2 comentários

  1. Eu li em algum lugar que grande parte das pessoas sofre mais com aquilo que elas imaginam do que com a própria realidade, pessoas assim são reféns do seu próprio pensamento. Eu meio que já passei por isso e esse negócio de se comparar aos outros não dá certo... Cada um é cada um, ninguém é igual, cada um vive da maneira que lhe convém. Apesar de todas as adversidades, o pensamento otimista muda tudo!

    Blog Conceito AbertoFacebook Page

    ResponderExcluir