A crise dos 18 anos

20:45

Ter 18 anos é estar no meio do conflito entre os eternos dilemas da adolescência e as angustias da vida adulta.

Sair com os amigos ou estudar para o vestibular?

Tô prestando vestibular pra que mesmo...?

São tantas dúvidas...

É querer a liberdade tão almejada e não saber pra onde ir. É contrariar os conselhos dos pais e ao mesmo tempo voltar correndo para o colo da mãe, porque a vida é foda e o mundo não tem carinho nem paciência para te ensinar a levantar depois de um tombo daqueles.

Aos 18 a gente percebe que não falta muito para chegar à casa dos 20. Que medo! De repente, o tempo acaba se tornando seu pior inimigo e 24 horas deixam de ser suficientes para dormir, estudar, trabalhar e viver.

Com 18 anos amadurecer parece lenda, pois quando você tinha 15 a galera mais velha era bem mais descolada, agora cê percebe que nem é tão mágico assim. Tudo é parte de um processo que você ainda está tentando compreender. Só tenha um pouquinho de paciência.

Paciência. Essa palavra será o seu mantra diário, porque os sonhos não se realizam da noite para o dia e, por mais pressa que você tenha, a vida tem um ritmo próprio que não depende só de você para conduzir. Então relaxa.

Falando nisso, aceite que nem tudo está sobre o seu controle, incluindo as pessoas. Ah, as pessoas! A partir desse momento você irá presenciar muita gente partir, incluindo seus melhores amigos. Não se assuste quando eles se afastarem. Nem sempre é pessoal. É que aos 18 anos a ânsia em realizar os sonhos é grande e tá todo mundo tão envolvido nessa corrida contra o tempo que acaba deixando alguma coisa para trás. Mas tudo bem, porque logo você verá que amigos vêm e vão, mas não significa que a amizade vivenciada não tenha sido verdadeira.

É nesse momento que você aprende a necessidade de desapegar das coisas e também das pessoas. Abrir mão de algo que gosta em prol de uma conquista é natural e inevitável. Mas também se torna uma questão de prioridades.  

Doar os brinquedos, escolher a faculdade e assumir responsabilidades. Às vezes a vontade de chamar a mãe é grande, mas a maior parte dessas transições você terá que encarar sozinho. Por mais tentador que seja a ideia de ter outras pessoas tomando decisões em seu lugar, você verá que trilhar o próprio caminho, apesar de assustador, também vai te trazer muito orgulho, porque as conquistas serão méritos seu. É libertador.

Mas não exija muito de si mesmo. Lembre-se que, a partir dos 18 anos, você irá enfrentar várias desconstruções e reconstruções. É um processo constante. Às vezes doloroso também. Num dia qualquer você vai se pegar fazendo àquilo que mais repudiava quando tinha 15 anos. Dançando funk, por exemplo. Ou concordando com a sua mãe em algo inimaginável.

As coisas mudam.

É surreal!

Apesar do que diz a identidade, você continua sendo meio criança tentando se ajustar as regras sociais do mundo adulto. Assistindo Bob Esponja quando deveria estar escrevendo um relatório para a faculdade. Virar a noite na Netflix e acordar atrasado para o trabalho. Prometer a si mesmo não cometer os mesmos erros, mas acabar repetindo tudo de novo...

Com o tempo você vai perceber que 18 era só um número não tão especial além das expectativas que você depositava nele. Que depois dos 18 anos vêm os 19, 20... e apesar de tudo que você aprendeu anteriormente, jamais será o suficiente. Porque a vida é um fluxo constante de transformações e você também. 

Leia também:

13 comentários

  1. Nossa que texto lindo, Parabéns. Estou com 17 anos, e felizmente não crio tanta expectativa em cima de apenas um número.
    Também tenho um blog, falo sobre beleza, estudos... Espero que goste.

    https://vitoriamartinshey.blogspot.com.br/?m=1#

    ResponderExcluir
  2. Nossa você descreveu os meus sentimentos garota. Texto beautiful <3 É bem nessas que eu to, estou aos meus 17 (e nenhum pouco ansiosa pros 18). Por incrível que pareça, posso ser uma das poucas mas 18 pra mim é realmente só um numero. "uau sou de maior", mas eu só vou me sentir assim quando estiver formada pagando minhas contas.

    https://atdaytime-crazyatnight.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do texto Vitória <3
      Obrigada por comentar ^^

      Excluir
  3. Eu tive essa crise aos 16 anos quando entrei na faculdade e percebi que eu já tava grandinha. Mas dá medo quando tu percebe que cresceu e parece que há dois anos tu ainda tava no ens. fundamental. Adorei teu texto e o teu blog <3

    https://priscilavallejos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A crise ocorre devido as responsabilidades, independente da idade em algum momento ela te atinge. A questão é: como você irá reagir? Sentir medo e querer voltar no tempo é totalmente normal, mas a gente supera e consegue seguir em frente apesar de tudo :)
      Obrigada por comentar ^^

      Excluir
  4. Precisava desse texto. Obrigado, de alguma forma. Estou nessa transição e está sendo bem complicado, mas é sempre bom a gente tentar arriscar a mudar e seguir em frente, consequentemente. Você escreve super bem! Continue assim Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Pesquisei crise dos 18 anos no Google e POW! Ele me vem com esse resultado maravilhoso. Estou passando essa "crise" e meu Deus é incrível como parece o fim do mundo encarar algumas coisas tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Mas como li no final desse texto, vai se tornar libertador quando eu olhar pra isso depois de uns tempos e não ve-los como via hoje.

    ResponderExcluir
  6. Mds, esse texto me ajudou muito! Já me sinto melhor, obg! ����❤️

    ResponderExcluir
  7. me sinto melhor. texto maravilhoso, está de parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Estava tentando escarar essas palavras de meu interno, e elas foram tão bem expressadas por você! Agradeço de alma, seu texto ❤

    ResponderExcluir
  9. Completo 18 esse e ano e não quero nem um pouco que chegue meu aniversário, é tanta coisa, já tenho responsabilidades acrescentadas a idade que nem tenho ainda, só queria voltar no tempo, pra 10 anos atrás, era tudo tão melhor e mais fácil. Eu tô criando ranço dos 18 anos, as pessoas me lembram direto e eu fico com medo só de lembrar. Vim procurar um texto pra me ajudar, e esse me ajudou muito, obrigada mesmo de coração, estou bem melhor.💖

    ResponderExcluir